25 de fevereiro de 2014

FATO INTRIGANTE MÉTODO RADICAL( DUPLICIDADE DA RAINHA FISOGÁSTRICA DA ABELHA URUÇU SCUTELLARIS NO MESMO ENXAME)

Hoje vou mostrar uma ocorrência que está acontecendo no meu meliponário,a duplicidade de rainhas fisogástrica da abelha uruçu scutellaris no mesmo enxame,no meu ponto de vista,devido a retirada de todo o ninho acho que a maioria das obreiras rainhas,e grande parte da elite ao sair da caixa mãe o enxame está reorganizando nova elite, e formando nova fisogástrica permanecendo a antiga mãe juntando forças com a nova rainha para produção do ninho se acontecesse apenas em uma matriz,acharia que fosse normal mais em todas caixas matriz que usei esse método,ouve  duplicidade da fisogástrica fato que nunca presenciei no modo tradicional.Ambas estão produzindo juntas no mesmo disco de cria,achei estranho devido o rápido crescimento  deste quando fui perceber lá estava estou chamando de mãe a rainha que estava antes de retirar o ninho e filha a rainha que surgiu logo após o inicio de construção do mesmo ninho,da matriz doadora  na mesma caixa, juntas trabalhando na construção do ninho.Com esse comportamento se manter devido esse tipo de divisão estamos criando a possibilidade de ter não duas mais talvez três ou quatro rainhas produzindo no mesmo enxame que seria uma novidade para essa abelha.








Nenhum comentário:

Postar um comentário