31 de maio de 2014

A caixa ideal, para manter um enxame de abelha uruçu scutellaris por muito tempo.

O problema dos brasileiros é copiar os costumes de outros povos,deixando muita vezes sua cultura de lado,não muito diferente dentro do próprio pais.Povos de um Estado querendo copiar costumes de outro,não muito diferente com a criação de abelhas sem ferrão nas minhas andanças pelo nordeste Brasileiro,todos os produtores de mel suas abelhas estão em caixas modelo nordestina,ou em troncos trabalhados,sim essas pessoas produz bastante mel,tanto de Jandaíras como outras melíponas exemplo o amigo Paulo Menezes,em mossoró,RN os criadores de Recife especialmente o doutor chagas e Selma Carvalho,meu amigo Doutor Kalhil Pereira França,coronel Sergio,o meu mestre Doutor Tertuliano Ayres Neto esse que usa essas medidas me convenceu depois que testei tudo,Tonho da Bahia que produz mel da abelha mandaçaia,criadores da Bahia em geral,caixa nordestina e troncos trabalhados em forma de cortiço.Já usei todo tipo de caixa servindo para outras finalidades,cheguei a conclusão que a melhor caixa para a abelha uruçu scutellaris aqui no nordeste é sem duvida a modelo nordestina com medidas 20lx19h70c para enxame e mel.vejo quem está no terceiro andar fica difícil se comunicar com a parte terrea isso porque tem pontos cegos,nas caixa modelo impa muito boa para se criar uruçu amarela essa caixa é ideal está abelha gosta por natureza deste tipo de caixa.Temos muita pragas quando vamos ver já está tudo perdido,não devemos descuidar com nossas abelhas,especialmente a abelha uruçu scutellaris que, muito pensam que sua ocorrência vai do RN a BA em muito cantos dessas Regiões antes existiam já não existe mais essa abelha,no inicio por exemplo tinha 100000 hoje no nordeste não tem 20% do total,em ninhos naturais na mata,muito pouca tem aqui e ali  uma abelha que é o simbolo da meliponicultura,entre todas é a rainha,usem caixa modelo impa para venda de enxames e maneje para manter suas matrizes em caixa modelo nordestina.Essa é minha experiência segue quem quer apenas pesquiso o melhor pra essas abelhas.










Um comentário:

  1. Boa tarde caro colega, estou interessado em iniciar a criação de uruçus aq em minha casa (bom jesus - PI) e estou com duvidas a respeito do comprimento dessa caixa. Devido a restrição de espaço, gostaria de saber, se uma caixa com comprimento menor que 70cm seria viavel. desde ja grato pela atenção.

    ResponderExcluir